Entenda o que é a dor de dente fantasma e livre-se dela

O termo “dor fantasma” é muito conhecido em casos de perda de alguma parte do corpo em que o paciente fica com a sensação de que ainda possui o membro e muitas vezes sente dor no local. Acontece que esse sintoma também pode aparecer quando se perde ou se extrai um dente.

Na maioria das vezes, essa dor se inicia por causa de um trauma na boca ou por procedimentos dentários. “Características genéticas, ambientais e relacionadas ao sexo influenciam na dor fantasma”, diz Sílvia Siqueira, cirurgiã-dentista e coordenadora do Comitê de Dor Orofacial da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor). Na maioria das vezes, pessoas com propensão à dor crônica estão no grupo de risco que engloba mulheres com uma média de 40 anos.

Muitas vezes é difícil identificar a causa ou as características dessa dor e, em 90% dos casos, a pessoa acaba sendo submetida a uma série de procedimentos odontológicos em vão. Segundo Sílvia, há diferença entre uma dor de dente causada por infecções e uma dor fantasma. “A dor de dente padrão pulsa, enquanto a fantasma é uma dor neuropática (causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso), constante e que costuma queimar”, diz.

Para evitar a frustração de os tratamentos não acabarem com a dor, o ideal é fazer uma avaliação com um profissional, já que a dor fantasma ocorre até com quem tem a saúde bucal impecável.

Fonte: Terra/Saúde