Sorriso perfeito leva em conta disposição de dente e gengiva

Rostos quadrados pedem dentes mais alinhados e retos, já rostos com o perfil mais redondo, o sorriso fica melhor se acompanhar a forma arredondada da cabeça.

O formato do rosto e as características faciais de cada um podem fazer a diferença na hora de conseguir um sorriso deslumbrante. Segundo Joel Mauri dos Santos, dentista especializado em estética, para um sorriso ser classificado como bom deve-se observar não só se os dentes estão perfeitos, mas se a gengiva está no nível certo em relação aos lábios e se todos os elementos do rosto estão em harmonia entre si.

Segundo um estudo feito pelo departamento de psicologia da Manchester Metropolitan University, um sorriso cativante começa com a soma da capacidade de “sorrir com os olhos”, maças do rosto destacada, e um queixo fino. Com esses três itens você faz com que a área ocupada pelo sorriso fique ainda maior aumentando o encantamento de uma pessoa.

Além disso, é possível determinar algumas características que podem deixar o sorriso visualmente mais “correto”. Rostos quadrados, por exemplo, pedem dentes mais alinhados e retos que acompanhem o formato do queixo. Já em rostos com o perfil mais arredondado, o sorriso fica melhor se acompanhar a forma arredondada da cabeça. “O importante é que quando alguém abra um sorriso os dentes acompanhem o lábio inferior e a gengiva fique paralela ao lábio superior”, afirma Joel.

Outros segredos
Ainda segundo o estudo, existem outros fatores que ajudam o sorriso a ficar ainda mais interessante. Por exemplo, é importante que a cor branca dos dentes seja compatível com o branco dos olhos da pessoa. Os lábios precisam ser arqueados e rosados e fazer um arco que atraia a atenção de quem olha.

Porém, para Joel, ter um sorriso encantador tem a ver mesmo com a naturalidade do momento. “No sentido estético, quando a pessoa sorri com vontade, com alegria, com emoção, a própria estética do sorriso muda, chamando atenção não mais para imperfeições, quando elas existem, mas sim para a alegria do sorriso”.

Fonte: Terra/Saúde