Clareamento à Laser

O clareamento dos dentes é uma das técnicas mais procuradas e muitas vezes é o primeiro passo dentro de um tratamento estético na boca. Apesar da técnica existir há mais de 20 anos somente nesses últimos anos é que tem sido difundida e procurada com maior frequência.

Não existe um clareamento padrão para todos, nem percentuais de clareamento igual de uma pessoa para outra, sendo necessária uma avaliação profissional de cada paciente para determinar tipo, tempo de duração e concentração dos produtos a serem utilizados.
O processo pode ser feito no consultório(laser) ou de forma caseira(moldeiras). Ambos utilizam as mesmas substâncias, mas em concentrações diferentes. O tempo médio para o tratamento caseiro é de duas a três semanas.
O procedimento é simples, basicamente o dentista faz um molde da boca do paciente para confecção de uma placa de silicone que se adapta aos dentes permitindo pequeno espaço para o material clareador. Nessa situação, o próprio paciente coloca o produto nesse espaço com auxílio de uma seringa. Depois é só encaixar a moldeira aos dentes e esperar a atuação do clareador.
Em contato com os dentes esses produtos degradam e liberam íons de oxigênio que penetram no esmalte, a camada mais superficial dos dentes, chegando até a dentina, a parte dura. Lá ocorre a oxidação das moléculas de pigmentos, que vão ficando minúsculas até serem absorvidas e eliminadas.
No consultório dentário o clareamento é mais rápido porque utiliza-se um tipo de luz(laser) para acelerar o processo através do calor. São duas a três consultas de uma hora.
Durante o tratamento, é preciso evitar a ingestão de alimentos e bebidas com corantes(chocolates, vinhos, refrigerantes…). Mesmo com esses cuidados, o resultado final vai depender de uma série de fatores como o tipo de mancha ou a concentração do produto. Também influenciam no nível de clareamento os hábitos alimentares e a idade do paciente.
Você que acha que seus dentes estão cada vez mais escuros não pode deixar de perguntar ao seu dentista quais os benefícios que a técnica de clareamento dental pode lhe trazer.